Exu Marabô

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Muitos falam que o Exu Marabô é o principal guardião de Oxóssi, que é o Orixá do conhecimento, inclusive do conhecimento de si mesmo, que é a evolução espiritual.
Mas Oxóssi não é o único Orixá que trabalha o autoconhecimento, mas todos os outros de alguma maneira também, pelos menos os das divindades das conhecidas no Plano Físico da Vida.
Orixás são deidades, que não são seres humanos, mas fontes irradiadoras da energia divina.
Porém as entidades que são Exus Marabos, elas não só têm guardiões de Oxóssi, mas também de outros Orixás, apesar dessa linha de entidades pertencer a deidade masculina do conhecimento.
A Escola Espiritual que se formam os Exus Marabos, elas aprendem a doutrinação de espíritos de baixa espiritualidade, mostrando com isso que a luz é muito melhor que a escuridão.

 


Ai já me lembra os ensinamentos de um Guardião de Yemanjá, o Senhor da Luz Prateada, que diz que o ego não é nada comparado ao coração.
O coração é fonte de sentimentos positivos e sabedoria. As sensações do ego não são nada perto dos sentimentos que nos deixam bem, pois isso é a verdadeira felicidade.
A evolução não é a mente, mas sim o coração, que é quem nos tira da ilusão.
O coração é a espiritualidade, e é isso que os Exus Marabos ensinam os espíritos, a serem coração, não mente.
Como ensina o Senhor da Luz Prateada: A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade.
Nas religiões orientais se fala muito em despertar das ilusões para a conquista da iluminação, que é chegar a um grau muito grande de evolução espiritual. E então como o autoconhecimento é o coração, e a mente traz a ilusão, e a verdade, o coração.
O coração é o caminho da iluminação e evolução.
Aqui os ensinamentos se ligam e podemos entender mais.
O autoconhecimento está ligado ao coração, e ele traz a verdade, assim conseguindo uma grande evolução, ai então você se liberta de diversas ilusões, e seu coração será influente demais em sua vida.

 


A espiritualidade é o coração, que pode vir da doutrinação, muitos obessossores que foram doutrinas hoje são seres maravilhosos, grandes servidores da luz, e isso só foi possível por causa de seu Marabô.    
Assim Exu Marabô atua na doutrinação, que é passar o conhecimento, e que espíritos despertem os seus sentimentos positivos.
O Exu Marabô, liderando a linha de Oxóssi comanda diversos tipos de guardiões, como por exemplo: Exu Morcego, Exu das Matas, Exu Campina, Exu Aza Negra e etc.
Exu Marabô trabalha na linha de Oxóssi porque cada ser existente tem um Orixá que o rege, assim a pessoa tem vocação para trabalhar nas mesmas ações que as deidades atuam, elas fazem as ações que estão no campo de atuação energética de um determinado Orixá, como o conhecimento que Exu Marabô atua, ou em Yemanjá, que os Senhor da Luz Prateada atua, e assim podemos dizer que os guardiões, pretos velhos e etc. são intermediários entre nós e os seres divinos que emanam a energia de Deus.

 


As entidades fazem o que o Orixá determina, junto com a necessidade e merecimento de cada um, assim os Orixás são superiores, inspiradores, mantenedores, energizadadores e etc dos espíritos que trabalham na luz.  
Os Orixás são orientados por Deus, e as entidades são intermediários entre as deidades e os mentores espirituais.
As entidades emanam as energias dos Orixás para espíritos, médiuns, cambonos e consulentes, curando, limpando, conscientizando, iluminando e etc.
E uma entidade que trabalha na irradiação de um determinado Orixá, ela pode emanar a energia de outros, por exemplo, um Preto Velho que está com um consulente carregado, ele pode fazer uma limpeza usando um Orixá que tenha essa ação, a de limpar, mas sua especialidade é na cura emocional.
Quem é especialista em limpeza são os guardiões.
Exu Marabô por ser um guardião e também um doutrinador de almas, ele trabalha como um policial para a lei, mas como é um doutrinador, também trabalha para o conhecimento, na doutrinação.
Como é um guardião, doutrina espíritos negativos para se tornarem positivos.
Lidar com seres negativos é função dos guardiões, e passar ensinamentos é função de professores, doutrinadores, que é o conhecimento.
Na época que existia o Umbral, os Exus Marabôs resgatavam suicidas no Vale dos Suicidas, que são os locais para aonde vão as pessoas que provocaram suas próprias mortes, e tem karmas a resgatar por isso.
Seu Marabô também trabalha nas porteiras e é um Exu de Encruzilhada.
São Exus que são muito retos e diretos, sem fazerem curvas, é muito sério comumente, parecendo até mesmo um Caboclo.
Os Caboclos trabalham na linha de Oxóssi, que é o Orixá dos Exus Marabôs.
São também guardiões muito fortes.
São muito ligados ao Exu Capa Preta.

 

Alguns Destaques: